top of page
Foto do escritorMaria Clara de Oliveira

Movimentos Sociais

Atualizado: 10 de jun. de 2022

Movimentos sociais permeiam o cotidiano do indivíduo brasileiro a todo momento, porém pode ocorrer o questionamento “O que é um movimento social?”, nesta edição do Politiquei você entenderá sobre a importância do tema em seu dia-a-dia.

O QUE SÃO MOVIMENTOS SOCIAIS?


Os movimentos sociais são ações coletivas realizadas por grupos organizados com o objetivo de lutar por alguma causa social. Esses grupos levantam o grito de democracia e direitos sociais, reverberando em meio político, fazendo com que a voz da sociedade seja ouvida.


Esses movimentos são de extrema importância para a formação de uma sociedade democrática ao tentarem possibilitar a inclusão de minorias aos seus direitos. Os primeiros movimentos sociais visavam mitigar problemas relacionados às classes sociais e também problemas políticos, como por exemplo a ampliação do direito ao voto. Atualmente, os movimentos sociais cresceram, e abrangem inúmeras problemáticas sociais.

QUAIS SÃO SUAS CARACTERÍSTICAS?


Dissertando sobre movimentos sociais referenciando pensadores da filosofia e da sociologia, é quase impossível de entrar em um consenso. Pois, há a impossibilidade de estabelecer uma linha que concilie as ideias sobre movimentos sociais de cada pensador já existente.


Porém, dessa maneira, consegue-se exemplificar por meio de sociólogos como Marx, Weber e Durkheim que movimentos sociais são base para revolução, e uma institucionalização de um novo poder burocrático, ou seja, base para novas mudanças por meio da sociedade.

Por outro lado, para pensadores com viés conservador, movimentos sociais podem ser vistos como algo relacionado a baderna, algo que perturba a ordem vigente. Dessa forma há uma divergência entre as ideias sobre esses movimentos, porém, em uma ideia essas ideias se convergem, que movimentos sociais causam tensões sociais, causando uma ruptura iminente e mais tarde, uma mudança na própria sociedade, seja ela individual ou burocrática.


O mais antigo a ser lembrado nos livros de história que muitos conhecem como princípio dos movimentos sociais é a Queda da Bastilha, que marcou a Revolução Francesa em 1789, fazendo com que a monarquia absolutista francesa tivesse um fim. Outro movimento que teve grande importância na sociedade foi o movimento sufragista, sendo considerado a primeira onda do feminismo, movimento organizado por mulheres que estavam lutando pelo seu direito ao voto e à participação cidadã no meio político.

QUAL A ORIGEM DOS MOVIMENTOS SOCIAIS?


No final do século XIX para a passagem do século XX, sindicatos institucionalizaram-se como coletivos, visando defender os trabalhadores da exploração patronal, inspirados principalmente por ideais marxistas. Desse modo, em vários locais do mundo crescia a voz dos movimentos sociais em defesa dos trabalhadores, das classes sociais baixas, contra qualquer abuso patronal dentro do sistema capitalista.


Na década de 60, devido a problemáticas deixadas pela Segunda Guerra Mundial, novos movimentos começam a crescer no mundo. Nesse momento, as pautas sociais começam a crescer, tendo nos Estados Unidos e na África do Sul com a população negra se revoltando contra o extenso sistema de segregação racial, esse que que garantia privilégios à população branca e retirava os direitos da população negra.


As mulheres também se organizaram em coletivos para lutar por seus direitos, buscando a liberdade sexual e o tratamento igualitário entre os gêneros, sendo considerada a segunda onda do movimento feminista.


A população LGBTQIA+ também entra nessa cena, reivindicando direitos de se expressar livremente. Um momento que ficou na história foi o ocorrido no bar de Stonnewall Inn, em Nova Iorque, que resultou no confronto com a polícia, hoje em dia dando origem a Parada do Orgulho LGBTQIA+, ocorrendo em várias partes do mundo.

NO BRASIL:

Muitos movimentos sociais permeiam o cotidiano do povo brasileiro, todos os dias as minorias levantam suas vozes e resistem aos problemas que a sociedade apresenta. Um exemplo em relação a localidade dessa luta social que ocorre em território brasileiro é o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) e MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). O Brasil, ao contrário dos países desenvolvidos, nunca produziu uma reforma agrária.


É crescente no país o número de pessoas que não tem acesso à terra para o trabalho rural, e também direito à moradia, o que faz o discurso desses movimentos uma questão urgente no Brasil.

COMO MOVIMENTOS SOCIAIS FUNCIONAM?

Não há um único modo de demonstrar como esses movimentos trabalham, porém há algumas características que podem ser levantadas:

  • Muitos movimentos sociais eclodem de movimentos e rebeliões de massa, como foi o caso do movimento LGBTQ+, de grupos do movimento negro, como os Panteras Negras, nos Estados Unidos, e do MST, no Brasil.

  • Eles podem ser constituídos por diversos grupos que lutam pela mesma causa, como o movimento feminista, que tem vertentes diferentes, o movimento negro, que é formado por um amplo conjunto de coletivos, e o movimento LGBTQ+. No entanto, cada grupo ou célula desses movimentos tem suas formas de organizar-se para promover a militância social.

  • Eles unem as pessoas em torno de uma causa comum.

  • Eles visam uma reestruturação social que inclua os seus interessados no poder comum e garanta os seus direitos de cidadãos. (BRASIL ESCOLA);

ALGUNS EXEMPLOS DE MOVIMENTOS:

  • Movimento dos trabalhadores rurais sem terra

  • Movimentos feministas

  • Movimentos antirracistas

  • Movimentos ambientalistas (como o WWF o Greenpeace)

  • Movimentos de união de comunidades e periferia, como o Nós do Morro — que luta contra o racismo, a desigualdade social e a exclusão dos moradores de periferias.

  • Movimentos de luta contra a homofobia e a transfobia, como o movimento LGBTQ+

REFERÊNCIAS:

Comments


bottom of page