Organização mundial da saúde (OMS) é uma agência especializada na área da saúde pertencente a Organização das Nações Unidas (ONU). Teve seu surgimento 1946 quando os 61 Estados membros da ONU assinaram a carta e somente em 7 de abril de 1948 entrou em vigor a então OMS.
Seu objetivo é garantir que todas as pessoas tenham o mais elevado nível de saúde. Essa ideia de elevado nível de saúde está ligado a um estado de bem-estar físico, mental e social. Com sua sede em Genebra está presente em diversos países com 150 escritórios espalhados pelo mundo e com 194 Estados Membros.
Entre grandes atuações tem como a erradicação da varíola e de casos de poliomielite além do seu grande papel no combate contra a AIDS. Além disso fica responsável por produzir a classificação internacional de doenças.
Diferente das outras organizações internacionais que são representados por diplomatas, na OMS os Estados são representados por personalidades mais qualificadas na competência técnica no domínio da saúde- geralmente são representantes que atuam no ministério da saúde de cada país.
O funcionamento da organização é feito pela Assembleia mundial da saúde (órgão máximo da OMS), Conselho Executivo e Secretariado.
Assembleia mundial da saúde: é composta por delegados representando os Estados Membros. Entre as funções da Assembleia está a determinação da política da organização e a nomeação do diretor-geral. No artigo 21 consta “A Assembleia terá autoridade para adotar os regulamentos respeitantes a: Medidas sanitárias e de quarentena e outros procedimentos destinados a evitar a propagação internacional de doenças”. Esse evento ocorre anualmente.
Conselho executivo: na Assembleia será determinado os 34 Estados Membros que irão compor o conselho. Os Estados Membros serão eleitos por 3 anos podendo ser reeleitos. Entre suas funções estão a de executar as decisões e diretrizes da Assembleia de Saúde, esse evento acontece pelo menos duas vezes no ano.
Secretariado: ele compreenderá o diretor-geral e o pessoal técnico e administrativo que a organização necessita. Quem nomeia essas pessoas é o Diretor geral.
O Brasil teve tem grande participação na OMS, entre 1953 e 1973 teve o brasileiro Marcolino Gomes como diretor-geral da OMS sendo ele responsável por construir a sede na Suíça além de promover atualizações nas regras sanitárias internacionais. Além disso o Brasil já foi presidente mais de uma vez do conselho executivo da organização.
Em resumo a tudo isto a Organização Mundial da Saúde tem sua importância no cenário internacional na área da saúde por ser um órgão composto pelas melhores pessoas e mais competentes na área do mundo, além de ter como base pesquisas científicas para direcionar cada vez melhor os Estados ao cuidado da saúde pública.
Comments