top of page
Foto do escritorBeatriz Chaves

O que é e qual a importância do Saneamento Básico?

Atualizado: 11 de jun. de 2022

Primeiro vamos entender o que é saneamento básico e depois iremos esclarecer a importância dele. Saneamento básico é um conjunto de medidas que visa preservar ou modificar as condições do meio ambiente para prevenir doenças e promover saúde, ou seja, distribuição de água potável, coleta e tratamento de esgoto, drenagem urbana e coleta de resíduos sólidos. Esse conjunto de medidas tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população, produtividade do indivíduo e facilitar as atividades econômicas visando o desenvolvimento da sociedade como um todo.


O saneamento básico no Brasil é assegurado pela constituição na Lei n. 11.445/2007 onde é detalhado os serviços que deve ser prestado é quem é responsável, esses serviços fica de responsabilidade dos municípios, porém podem ser terceirizados por órgãos do estado ou empresas privadas. Dentro da lei nos princípios fundamentais se destaca: “universalização do acesso”. Isso diz muito sobre a importância da prestação de serviços básicos para toda a população e a garantia do acesso aos cidadãos independentemente do local em que mora ou da classe social a qual pertence.


Já por si só na compreensão do saneamento básico entendemos a importância dele, mas antes de nos aprofundar nessa questão vamos analisar os quatros serviços básicos prestados.



Distribuição de água potável


O acesso seguro à água potável é feita por meio do tratamento e distribuição disponibilizados por uma companhia de saneamento. Estamos falando de um recurso fundamental para sobrevivência não só do ser humano mas sim de todo ser vivo. Um recurso que está ligado diretamente ao bem-estar da população nos deparamos por exemplo com cerca de 35 milhões de pessoas sem acesso à água potável no Brasil, quando analisamos um cenário em meio a uma pandemia, podemos observar com clareza a importância desse acesso para sociedade. Não precisamos deste texto para reafirmar como é a precarização deste acesso quando se é morador de áreas marginalizadas.



Coleta e tratamento de esgoto


Os serviços de esgoto inadequado significa que os dejetos gerados são despejados em fossas, rios e mares. Já imaginou o tamanho da consequência deste serviço mal executado ? Teremos consequências para muitas gerações que ainda estão por vir. Infelizmente no Brasil o esgotamento sanitário não alcança nem metade da população, ou seja, estamos falando que a maioria da população não tem acesso ao serviço que impacta direto na saúde de um país. Muito são os exemplos históricos que temos sobre doenças que dizimaram populações pela falta do tratamento de esgoto adequado.



Drenagem Urbana


Esse serviço é responsável por lidar com as águas da chuva, um plano de drenagem urbana bem executado impacta direto na prevenção de alagamentos e inundações que prejudicam toda cidade. Determina também, por exemplo, o percentual de áreas que se pode permeabilizar ou ainda, planeja piscinões que capturem grandes volumes de chuva, levando-a para corpos hídricos distantes, o que evita alagamentos e inundações das áreas urbanas. Esses serviço exige mais áreas de vazão da chuva e o aproveitamento da água chuva por meio de reservatórios. Este é um planejamento que toda cidade deve ter para assegurar não só a vida dos habitantes e sim respeitar e preservar o meio ambiente.



Coleta de resíduos sólidos


Nada mais é que a coleta e o tratamento do lixo urbano, ela é responsável por conduzir todo o lixo da população para locais de tratamento e disposição final. Cada tipo de lixo deveria ser tratado e disposto de maneira diferente, o que é a chamada coleta seletiva, a falta desse serviço pode gerar problemas sérios para saúde pública. A dengue é um exemplo de doença que podemos citar sobre a falta desse serviço, usando o inseto como transmissor que utiliza os resíduos sólidos para se proliferar, que mata é vem matando pessoas todo anos. Em 2019 cerca de 782 pessoas morreram de dengue no Brasil.



Importância do saneamento básico em um país


Já percebemos a importância do saneamento básico para o país, mas para que esses serviços sejam oferecidos para toda população exige vontade política, investimento financeiro e inovação de técnicas e tecnologias. Esses serviços impactam diretamente na saúde de toda sociedade ao mesmo tempo se pensarmos em fatores econômicos as obras para manutenção e expansão do saneamento básico gera renda e sustenta empregos. Além disso, ajuda a preservar é cuidar do meio ambiente se faz necessário para haver um ambiente cada vez mais adequado para sobrevivência não só humana mas de todos os seres vivos. Garantir esses serviços que o nome já diz ser básico é ser um país desenvolvido já que o conjunto dos serviços prestados está ligado diretamente a infraestrutura.




REFERÊNCIAS:



Yorumlar


bottom of page