top of page
Foto do escritorAdriane Pinheiro

Pantanal em Chamas

Atualizado: 10 de jun. de 2022

O Pantanal possui a extensão de aproximadamente 150.355 km², ocupando 1,76% do território brasileiro (IBGE,2004). Esse bioma recebe influência da Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica, tem como característica o alagamento de suas planícies durante o período de chuvas, no decorrer deste período ocorre a precipitação de 1000mm á 1400mm ao ano (Planeta Biologia, 2016), visualmente lembrando um grande pântano.


Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o pantanal possui cerca de 263 espécies de peixes, 41 espécies de anfíbios, 113 espécies de répteis, 463 espécies de aves e 132 espécies de mamíferos, também dispõe de 2 mil espécies de plantas algumas com forte potencial medicinal.


Desde de janeiro de 2020 o Pantanal vem sofrendo de constantes queimadas, sobretudo de cunho criminoso, as áreas queimadas equivalem a 19 vezes a cidade de São Paulo (BBC News,2020). Durante sua época seca(abril a setembro), fazendeiros do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul se aproveitam desse breve período para “limpar” as áreas de floresta/mata visando a criação de pasto e espaços para cultivo, o Pantanal possui um solo muito fértil devido a quantidade de matéria orgânica trazida pelos Rios Cuiabá, Piquiri, Taquari, Paraguai, entre outros. Com os olhos cegos pelo sistema capitalista os fazendeiros ignoram o mal causado ao meio ambiente.


As queimadas ocorrem no centro-oeste brasileiro porém afetam o sudeste, pois o bioma recebe os rios voadores da floresta amazônica, que levam as chuvas para o restante do país, e devido às queimadas eles se dissipam; também ocorre o aumento de gás carbônico que causa a deterioração da camada de ozônio. Não existem políticas eficientes para o monitoramento de incêndios causados pela agropecuária, a situação é agravada ainda mais devido ao corte de 58% das verbas destinadas à prevenção e controle de incêndios florestais. Em números explícitos em 2018 as verbas eram de R$23,78 milhões e foram reduzidas a R $9,99 milhões, pela gestão federal atual.


O Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) estimou que 2,34 milhões de hectares (23.400 km²) do Pantanal já foram consumidos pelas queimadas. Essa área é maior que a do estado de Sergipe e corresponde a 15% do bioma. (Tarasiuk,2020).


Os animais na luta pela sobrevivência


Diversas espécies de animais foram fotografadas sofrendo as causas das queimadas, desde queimaduras em seus membros, perda de seus habitats, que implica na dificuldade de achar alimento à orfandade pela carbonização total de sua “família". Um dos registros mais famosos dessa crise ambiental é uma onça-pintada, apelidada de Ousado, que foi resgatada com queimaduras de terceiro grau nas quatro patas e com possíveis alterações renais.


Um Posto de Atendimento foi criado por iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema), os animais se aproximam em busca de comida e água, e são levados até lá para realização de atendimentos, a Sema funciona com o apoio de servidores estaduais e voluntários. ONGs como a SOS Pantanal, AMPARA Animal, PAEAS Pantanal, WWF, tem vaquinhas virtuais para ajudar no custeamento do tratamento de animais vítimas das queimadas.

Como ajudar ?

Você pode ajudar divulgando informações corretas, denunciando fake news e se poder doando tanto para ONGs de direcionadas ao amparo animal quanto para as brigadas de incêndio independentes.


Referências

  • INCÊNDIOS no Pantanal causam devastação, matam animais e emitem alerta climático... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2020/09/14/incendios-no-pantanal-causam-devastacao-matam-animais-e-emitem-alerta-climatico.htm?cmpid=copiaecola. [S. l.], 14 set. 2020. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2020/09/14/incendios-no-pantanal-causam-devastacao-matam-animais-e-emitem-alerta-climatico.htm. Acesso em: 25 out. 2020.

  • TARASIUK, Karina. Por que o Pantanal está em chamas?. [S. l.], 24 set. 2020. Disponível em: http://www.jornaldocampus.usp.br/index.php/2020/09/por-que-o-pantanal-esta-em-chamas/. Acesso em: 25 out. 2020.


Comments


bottom of page