Você já percebeu quantas vezes trocou alguma peça de aparelho eletrônico? Já ouviu alguém dizer que antigamente os produtos duravam mais tempo? A obsolescência programada é um dos motivos disso acontecer e traz consequências prejudiciais para o meio ambiente
O que é a obsolescência programada?
Com a capacidade tecnológica do século XXI, estamos constantemente atualizando os produtos que temos em casa, principalmente os que fornecessem alguma utilidade eletrônica, de longa duração. A obsolescência programada acontece quando um produto é intencionalmente fabricado para ser substituído em um curto espaço de tempo, ou ter suas peças substituídas.
Algumas marcas de televisões, celulares e notebook, por exemplo, modificam o design de seus aparelhos com recursos e acessórios específicos que são exigidos, caso o consumidor queira atualizar seu produto.
Por que a obsolescência programada acontece?
Imagine uma empresa que vende uma geladeira que pode durar 20 anos. Provavelmente as pessoas que tiverem acesso a esse produto irão compra-lo porque sua durabilidade é maior do que as demais marcas, o que é um benefício para o consumidor.
Mas a empresa, por outro lado, durante 20 anos pode ficar sem clientes para vender os produtos em estoque. Devido a isso, a produção de mercadorias diversificadas e personalizáveis com baixa durabilidade está cada vez mais intensa. O objetivo é manter o fluxo de clientes sempre consumindo, seja comprando produtos mais “novos” e “avançados”, seja substituindo aqueles que compraram a pouco tempo.
Quais as consequências da obsolescência programada?
Essa medida efetuada pelas empresas é um dos motivos pelos quais o consumo vem aumentando no mundo inteiro. Com a constante quantidade de pessoas comprando mercadorias, mais mercadorias são produzidas e suas versões anteriores descartadas, o que aumenta no acúmulo de resíduos tóxicos e nocivos à saúde humana e ambiental.
O que pode ser feito?
No início do mês passado, a Câmara dos Deputados do Chile aprovou com unanimidade um projeto de lei que visa proibir as empresas de realizarem a obsolescência programada. Ela proíbe a venda de produtos elétricos e eletrônicos que tenham suas funcionalidades intencionalmente modificadas para durarem menos.
Essa medida é uma maneira de alterar a lógica da produção do mercado que, somada a utilização de matérias primas sustentáveis, pode diminuir os impactos ambientais no planeta, além de reeducar os hábitos de compra dos consumidores.
Referências:
CNN. Business. Câmara do Chile aprova projeto de lei que proíbe obsolescência programada. Disponível em <https://www.cnnbrasil.com.br/business/camara-do-chile-aprova-projeto-de-lei-que-proibe-obsolescencia-programada/>
Proteste. Saiba o que é obsolescência programada e como evitá-la. Disponível em < https://www.proteste.org.br/seus-direitos/direito-do-consumidor/noticia/obsolescencia-programada>
Commentaires