top of page
Foto do escritorAdriane Pinheiro

O voto como direito essencial para manutenção da democracia

Atualizado: 11 de jun. de 2022

Segundo o dicionário Michaelis, democracia se define como "forma de governo em que a soberania é exercida pelo povo”. Um dos modos que o povo exerce sua soberania é através da escolha de seus representantes por meio do voto, no Brasil temos eleições a cada 4 anos para nosso cargo executivo de maior destaque, presidente, e para os demais cargos federais. Todavia, apesar de não notarmos que as eleições entram no contexto social brasileiro a cada 2 anos, em 2018 as eleições para cargos federais aconteceram e, em 2020 as eleições para os cargos municipais irão acontecer no dia 15 de novembro (primeiro turno).


Fora do contexto das corridas eleitorais a população leiga se encontra fora da politicagem constante que recebe no mês de outubro a cada 2 anos, e seus representantes estão escondidos atrás de mesas ou participando de eventos restritos a uma determinada classe social. É de extrema importância que nosso direito constitucional seja levado a sério, pois é por meio dele que vemos mudanças gradativas acontecendo a nossa volta.


A falta de representatividade na política e as sucessivas crises conduziram a população a uma descredibilização do nosso sistema eleitoral e da política, nas atuais eleições algumas das capitais apresentam números assustadores de intenções de voto nulo ou em branco, votos que não são contabilizados, no Rio de Janeiro 28% da população pretende votar nulo ou em branco. Em São Paulo, João Pessoa e Natal, esse número cai para 20% mas mesmo assim continua assustador, cada voto conta para realização de uma mudança. Em número visíveis 1.889.388,2 pessoas não terão seus votos contabilizados nas eleições municipais no Rio de Janeiro.


Em suma, para que as necessidades de nossa comunidade sejam atendidas, assim como nossas pautas indenitárias particulares, é necessário que votemos com sabedoria e consciência. Consulte as propostas dos candidatos que estão concorrendo, e pense no que realmente pode ser realizado segundo sua função. Cabe apenas a população a escolha de seus representantes e de seu futuro, o não falar de política ficou no passado, é preciso falar na mesa de casa, rua e no banco, falar sobre política é que nos garante um Brasil melhor.


Consulte agora em “http://divulgacandcontas.tse.jus.br/” as contas de campanha e planos de governo dos candidatos das eleições de 2020.






Referências


  • VASCONCELLOS, Fábio. Intenções de voto branco ou nulo vão de 10% em Florianópolis a 28% no Rio de Janeiro, o maior percentual entre as capitais, revela Ibope. [S. l.], 9 out. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2020/eleicao-em-numeros/noticia/2020/10/09/intencoes-de-voto-branco-ou-nulo-vao-de-10percent-em-florianopolis-a-28percent-no-rio-de-janeiro-o-maior-percentual-entre-as-capitais-revela-ibope.ghtml. Acesso em: 16 out. 2020.

  • ARTIGO 14 da Constituição Federal de 1988. [S. l.], 1988. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10639858/artigo-14-da-constituicao-federal-de-1988#:~:text=N%C3%B3s%2C%20representantes%20do%20povo%20brasileiro,valores%20supremos%20de%20uma%20sociedade. Acesso em: 16 out. 2020.

  • JUSTIÇA Eleitoral disponibiliza propostas de governo de todos os candidatos a prefeito. [S. l.], 29 set. 2020. Disponível em: https://www.tre-mt.jus.br/imprensa/noticias-tre-mt/2020/Setembro/justica-eleitoral-disponibiliza-propostas-de-governo-de-todos-os-candidatos-a-prefeito. Acesso em: 16 out. 2020.


Comments


bottom of page