O Governo brasileiro tem que melhorar várias coisas para voltar a pôr o país no caminho da ascensão econômica mundial, e dessa vez eles resolveram mexer num dos pontos mais importantes da coluna que sustenta todo o nosso sistema. Com o intuito de facilitar os acessos e tornar mais atrativo e consequentemente eficaz o sistema educacional do Brasil, foi colocado em prática recentemente o novo ensino médio. A única pergunta que devemos nos fazer é: vocês sabiam que isso estava rolando?
Matemáticas e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas são as quatro áreas de conhecimento que terão suas habilidades e competências contempladas numa carga horária de 1.800 horas distribuídas nessa nova estrutura.
O intuito é permitir que o jovem opte por uma formação técnica e profissionalizante através desse novo modelo de aprendizagem caracterizado pelo ensino focado nessas áreas de conhecimento. Dentre suas mudanças podemos pontuar o aumento da carga horária, adoção de base comum curricular e escolha de itinerários formativos feita pelos alunos - na teoria soa como um sonho, né? A galera da nossa geração vai concordar que nós sempre quisemos dar esse foco em nossos estudos, mas fomos obrigados a estudar de um tudo, mesmo isso tendo seu lado positivo também.
Vamos aos números?
Essa carga horária ao longo dos três anos era de 2.400 horas e agora vai para 3.000, sendo que 1.800 serão destinadas para as disciplinas obrigatórias da Base Nacional Comum Curricular e 1.200 horas vão para os itinerários formativos. Ou seja, cada escola terá que oferecer pelo menos uma opção complementar à formação dos alunos.
Lendo assim parece até fácil de ser entendido e aplicado, mas a gente sabe que nossa realidade vai muito além disso. As quase 30.000 escolas de rede públicas precisam estar aptas para oferecer esse novo ensino para o primeiro ano já em 2022, e a previsão de término da implementação nos outros anos seguintes é 2024. Eu fico me perguntando se o pessoal que trabalha na rede de ensino teve o suporte necessário e está realmente apto para oferecer e aplicar esse novo ensino médio após dois anos de pandemia e em um quase recesso absoluto, e quem estuda estará pronto/a para receber essa mudança já nesse retorno?
Tais mudanças foram incentivadas pelos altos números das taxas de abandono, reprovação e distorção da idade-série. E implementar essas novas diretrizes curriculares aparenta ser algo maravilhoso, já que temos uma rede de ensino muito defasada (sempre pensando nas escolas da rede pública antes de tudo), mas será um grande desafio aplicar tais mudanças sem o apoio efetivo do Governo e disposição para mudar todo um sistema educacional que vai, consequentemente, influenciar e alterar alguns outros pilares do sistema nacional.
E estamos ansiosos para acompanhar toda essa mudança, sempre torcendo para que dê tudo certo e que tenhamos enfim uma base de ensino que acompanhe o desenvolvimento mundial e explore nossos talentos nacionais de forma segura e precisa.
Querem saber quais as siglas que estarão em evidência durante esse período de transformação? Acompanhem abaixo!
BNCC (Banco Nacional Comum Curricular) - documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais, encarado também como uma referência comum obrigatória para todas as escolas de educação básica;
LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) - lei constantemente atualizada que vai definir e regularizar a organização da educação brasileira com base nos princípios presentes na Constituição;
Esperamos que as coisas tenham ficado um pouco mais entendíveis e seguiremos acompanhando o desenrolar de toda essa mudança por aqui. Obviamente há muito o que se discutir ainda, mas precisaremos entender na prática quais serão essas mudanças, como será o processo de implementação e suas consequências de fato. A verdade é que muita gente ainda não sabe que isso já está acontecendo e cabe a nós espalhar essa notícia por aí para que estejamos todos cientes e preparados/as.
Referência:
Novo Ensino Médio 2022: Entenda Tudo o Que Muda. Disponível em: <https://www.portaldaindustria.com.br/industria-de-a-z/novo-ensino-medio/#:~:text=O%20Novo%20Ensino%20M%C3%A9dio%20%C3%A9,t%C3%A9cnico%20ou%20profissionalizante%20que%20cursou.> Acesso em 07 Fev 2022.
Ainda não entendeu como funciona o Novo Ensino Médio? Vem, que a gente desenha. SESI Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=sti-XDU1Lso> Acesso em 08 Fev 2022
Comments