Porque o Enem precisou mudar / Quando surgiu a proposta de mudança
O Exame Nacional do Ensino Médio surgiu, inicialmente, como uma prova de avaliação do ensino médio em todo território nacional.
Depois que o Governo Federal anunciou as mudanças do Novo Ensino Médio com base na nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) o ENEM também precisará acompanhar essas mudanças.
Como é o novo ensino médio?
Não dá pra falar sobre as mudanças do ENEM sem mencionar o novo Ensino Médio. Em vigor a partir desse ano (2022), a proposta dessa nova grade curricular é implementar a formação técnica já no ensino médio, com matérias comuns à grade curricular do país e outras especializadas, direcionadas ao curso que o aluno escolher no ato da matrícula.
Durante os três anos de formação, o estudante também terá, em tese, acesso a uma formação técnica complementar ao seu curso. A oferta de itinerários vai depender da capacidade das redes de ensino e das escolas brasileiras.
O que vai mudar:
As novas provas do Enem adaptadas a essa modalidade só serão aplicadas a partir de 2024, depois dos três primeiros anos de aplicação do Novo Ensino Médio.
A primeira mudança mais visível será a existência de duas modalidades de questão: as questões abertas (discursivas), cujo intuito é incentivar a produção textual do estudante. Outra inovação são as chamadas questões interdisciplinares: Elas vão testar as habilidades em Português, Matemática e língua estrangeira, com enfoque em outras disciplinas.
Além disso, os dois dias de prova serão mantidos, com uma diferença: A partir de então os dois blocos temáticos – que são a atual do ENEM – serão fragmentados de acordo com as áreas de interesses dos cursos superiores:
1º Dia de prova:
Serão respondidas questões relacionadas à grade curricular comum de todos os cursos, além da redação. As questões serão formuladas de acordo com a BNCC citada acima, e ainda não se sabe qual vai ser o número de questões.
2º dia de prova
As questões serão voltadas para a área de conhecimento específica selecionada pelo estudante desde o ato da inscrição. As áreas serão divididas agora em 4 blocos:
· Linguagens, ciências humanas e sociais aplicadas;
· Matemática, ciências da natureza e suas tecnologias;
· Matemática, ciências humanas e sociais aplicadas; ou
· Ciências da natureza, ciências humanas e sociais aplicadas.
Além disso, os estudantes que optarem por fazer a nova formação técnica proposta terão acesso a uma bonificação. Segundo Mauro Rabelo, Secretário de Educação Básica do MEC:
“Ele [aluno com ensino técnico] não estará dispensado [do Enem]. Ele vai fazer o bloco [de questões] de acordo com o curso superior que deseja e a instituição [de ensino superior] aponta. A nota vai ter uma ponderação de acordo com aderência da formação técnica dele ao curso superior pretendido”, diz Rabelo, do MEC.
Quando vão ser as provas desse ano?
Neste ano, as provas serão aplicadas nos dias 13 e 20 de Novembro. Atualmente, o Enem conta com as modalidades de prova digital e impressa, e você pode consultar o seu local de prova através da área do estudante no Portal do INEP.
Referências:
GOV-BR: Novo Ensino Médio: “Perguntas e respostas”
Acesso em: 18/07/2022, disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=40361
Portal MEC: “Novo Ensino Médio – Perguntas e Respostas”
Acesso em 20/07/2022, disponível em http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=40361
Agência Brasil: MEC anuncia novo ENEM, veja mudanças:
Acesso em 18/07/222, disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2022-03/mec-apresenta-novo-enem-veja-mudancas#:~:text=O%20novo%20modelo%20de%20prova,avalia%C3%A7%C3%B5es%20aplicadas%20em%20anos%20anteriores.
Mural: Novo Enem: confira o que muda na prova a partir de 2024:
Acesso em 18/07/2022, disponível em:
Portal do INEP: Acesso em 20/07/2022
Komentar