top of page
Foto do escritorBeatriz Chaves

Guiana Francesa

Atualizado: 6 de jun. de 2022

A Guiana Francesa é interessante de se observar, pois, mesmo sendo localizada no continente americano ela pertence à França sendo um departamento ultramarino francês. Atualmente, é o único território pertencente à União Europeia na América do Sul, e o maior fora do continente europeu. A história da Guiana, assim como todos os países da América, foi bem conturbada devido à presença das grandes disputas dos países europeus sobre a América e em específico na Guiana Francesa.


A Guiana só foi considerada definitivamente território pertencente à França em 1946. Sempre bom frisar que esse território era habitado por povos indígenas, e por isso o início da colonização houve muita revolta por parte dos mesmos. Pela constante presença de ocupação de outros países sobre esse território, nunca houve de fato uma independência de soberania e sim um domínio pelos países que a ocuparam (isto em uma visão política).


A Guiana faz fronteira com o Brasil e o Suriname, tendo o francês como língua oficial do departamento, porém a língua mais falada é o Crioulo. Sua moeda é o euro e sua economia é dependente de apoio financeiro da França, importações, pesca além das rendas obtidas no centro espacial francês situado na Guiana em Kourou. Devido à presença de diversos povos ao longo de sua construção, sua população resulta em uma mistura de culturas e isso se agrava nos dias de hoje pelo grande processo imigratório presente na região incluindo brasileiros.


Atraído pelos garimpos clandestinos de ouro, pela moeda (euro) além de ter sido refúgio para muitas pessoas devido a guerras como a do Vietnã e do Suriname a Guiana Francesa enfrenta grandes problemas devido a isto. Por conta do grande fluxo de recursos vindo do Estado francês,este apresenta um nível superior aos demais territórios amazônicos, mas não há um grande desenvolvimento industrial no território, e sim uma dependência do “privilégio” de suas relações com a França e a União Europeia por pertencer à França.


Mesmo assim, a Guiana Francesa apresenta uma grande desigualdade, taxa de violência alta além de grandes taxas de suicídio por diversos fatores. O custo de vida apresentado nesse território é alto e para entrar no país legalmente é necessário visto, apresentando uma grande burocracia.



SUA POLÍTICA:


Atualmente, a Assembleia da Guiana Francesa é responsável pelo governo regional e departamental, tendo um prefeito nomeado pela França sendo ele representante do estado. Por ser um território pertencente a França, não há um presidente da Guiana, sendo assim, o presidente francês como seu presidente também, são eleitos dois deputados para a Assembleia nacional francesa representando a Guiana e dois senadores para o senado francês.



Guiana significa “terra de muitas águas” e sendo Suriname, até 1815, colonizado por ingleses, quando então a Holanda consolidou seu domínio sobre o território. A Guiana passou por um processo contrário: até 1814 esteve sob o domínio neerlandês, quando então foi anexada ao domínio inglês. Já a Guiana Francesa foi colonizada pela França e hoje é um departamento ultramarino da mesma, sendo parte da União Europeia como já vimos acima. Todos esses dois países (Suriname e Guiana) são independentes. Por isso devemos tomar o cuidado, pois Guiana é um país é Guiana Francesa é um outro território.



É importante conhecer a construção e as particularidades de cada país da América Latina e entender em específico os países da América do Sul. Tendo em vista isso, aqui no Politiquei sempre que possível iremos compartilhar informações sobre esses países para conhecer melhor a região em que vivemos e descobrir a riqueza que há neste continente.


Comments


bottom of page