top of page
Foto do escritorBeatriz Chaves e Maria Clara de Oliveira

Episódios racistas no Mundo

Atualizado: 10 de jun. de 2022


Caso George Floyd, o estopim.

25 de maio: George Floyd morreu após abordagem policial em Minneapolis.

"Após a divulgação de um vídeo que mostra um homem negro sendo imobilizado por um policial branco com os joelhos em seu pescoço, em Minneapolis, nos Estados Unidos, uma onda de protestos começou no país em 25 de maio.

O ex-segurança George Floyd, que tinha 40 anos, foi levado inconsciente por uma ambulância logo após a abordagem policial e foi declarado morto ao chegar no hospital, em 25 de maio"


Durante 9 minutos de vídeo o policial sufoca George apoiando o joelho em seu pescoço, que fala repetidas vezes não conseguir respirar, até o momento onde o mesmo não se move mais.

26 de maio:

O vídeo da abordagem policial viralizou na internet e gerou uma onda de indignação; protestos começaram na cidade de forma pacífica.

Após o ocorrido um vídeo que mostra a brutalidade ao abordar George, viralizou na internet e ultrapassou as fronteiras dos EUA. A indignação do ocorrido contagiou as redes sociais sendo compartilhado por representantes políticos à artistas em todo o mundo.

27 de maio:

Mais cidades realizaram manifestações pela morte de Floyd. Entre elas, Memphis e Los Angeles. Com as manifestações em Minneapolis foi desencadeada uma onda de protestos em outros estados do Estados Unidos, entre eles Memphis e Los Angeles. A maior reivindicação dos manifestantes era pelo policial Derek Chauvin responsável pela morte de George estar solto, respondendo pelo caso em liberdade. Além dos outros três policiais que estavam presente na hora da abordagem (J. Alexander Kueng; Thomas Lane; Tou Thao). A visibilidade que esses protestos deram ao grande problema causado pelo racismo presente diariamente na vida das pessoas negras norte-americanas está sendo importante para que todo o mundo enxergue o desafio diário e constante presente nas vidas dessas pessoas.

28 de maio:

Manifestantes invadiram uma delegacia:


Devido a impunidade dos policiais responsáveis, os manifestantes encontraram outras formas de chamar a atenção das autoridades e do mundo. Um exemplo disso foi à delegacia em Minneapolis que foi incendiada (na imagem acima, que ficou bem marcante) além de carros e saque em lojas também na cidade.

29 de maio:

Em resposta aos protestos o presidente americano, Donald Trump, diz:

“Esses bandidos estão desonrando a memória de George Floyd e eu não vou deixar isso acontecer. Acabei de falar com o governador [de Minnesota] Tim Waltz e disse que o exército está com ele o tempo todo. Qualquer dificuldade e nós assumimos o controle, mas, quando o saque começar, o tiroteio começará. Obrigado.”

Ignorando toda à luta por trás dos protestos e apenas criticando o seu lado negativo. A partir disto:

Os protestos continuaram ganhando força ao redor do mundo, não ficando apenas nos Estados Unidos, países como Canadá; Inglaterra e França protestaram de igual forma. Hashtags como #blacklivesmatters foram utilizadas no mundo inteiro.

No Brasil tivemos manifestações que além de mostrar apoio ao caso George Floyd mostraram a indignação da população com casos que aconteceram e que ainda acontecem no nosso país.

Casos Brasileiros:

João Pedro:

O jovem João Pedro de 14 anos morador do complexo do Salgueiro, RJ, foi morto após uma operação da polícia federal com a civil que ocorreu na comunidade no dia 18 de maio.

Segundo a família e testemunhas, os policiais entraram atirando na casa onde o jovem estava. Após ser atingido na barriga o jovem foi levado para o helicóptero pelos policiais, sem nenhum tipo de satisfação a família o que levou o desespero dos familiares. Após 17h de procura pelo jovem, os familiares o encontraram já sem vida no Instituto Médico Legal de Tribobó.

Isto nos faz questionar sobre as recomendações das autoridades competentes sobre a quarentena. Até que ponto isso é possível para quem vive em zona de vulnerabilidade ?


Matheus Oliveira:


Matheus Oliveira foi um jovem de 23 anos que foi morto perto dos acessos do morro do Borel na zona norte do Rio de Janeiro. Segundo testemunhas a bala que matou o jovem partiu da polícia. De acordo com amigo de Matheus que estava na moto com ele, conta que os policiais se assustaram e dispararam tiros sobre os dois.

Matheus infelizmente morreu no local. Segundo familiares e testemunha não ocorria nenhuma operação na comunidade. O jovem se dividia em diversas funções e entre elas era de moto-táxi, e pelo infeliz despreparo da polícia militar foi confundido com um traficante. Com mais uma perda vítima do Estado afirmamos a vulnerabilidade do local em que as pessoas são condicionadas, mas também o despreparo da instituição titulada como polícia militar e o cidadão ter que se repartir em diversas funções para custear sua sobrevivência.

Resolução e opinião do Politiquei:

Não só Mateus e João Pedro como Ágatha Félix, Marcos Vinicius e Marielle são vítimas do Estado racista que mata todos os dias um(a) jovem negro(a) no Brasil. Importante deixar claro que desde que o Brasil é Brasil há vítimas de racismo, mas a impressão que se dar devido a quarentena e grande proporção das notícias, é que esses casos ficam ainda mais explícito a toda população.

A população negra não tem a Covid-19 como única ameaça de sua existência, por viver em zona de grande vulnerabilidade proporcionada pelo Estado essa população tem outros grandes fatores que ameaça em grande escala antes mesmo da Covid-19, e estas manifestações são de extrema importância, porém temos que levar em conta o atual cenário, por isso, o Poitiquei indica que fiquemos em casa, apoie a causa estudando, compartilhando conhecimento e cuidando dos familiares.



Fontes:

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/05/31/entenda-os-protestos-nos-eua-apos-a-morte-do-ex-seguranca-negro-george-floyd.ghtml


https://www.google.com.br/amp/s/www.bbc.com/portuguese/amp/brasil-47518522

https://www.google.com.br/amp/s/g1.globo.com/google/amp/rj/rio-de-janeiro/noticia/2020/05/30/homem-morre-baleado-com-tiro-na-cabeca-na-tijuca.ghtml

https://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/mpf-vai-investigar-policiais-federais-em-operacao-que-matou-joao-pedro-06062020

https://www.google.com.br/amp/s/g1.globo.com/google/amp/rj/rio-de-janeiro/noticia/2020/05/20/o-que-se-sabe-sobre-a-morte-a-tiros-de-joao-pedro-no-salgueiro-rj.ghtml


https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2020/06/policia-cometeu-uma-serie-de-irregularidades-no-caso-joao-pedro-diz-defensoria.shtml




Comments


bottom of page