No dia 2 de outubro mais de 120 milhões de pessoas compareceram às suas sessões eleitorais para escolher seus candidatos, cerca de 79% da população brasileira.
Nesse ano, foram eleitos candidatos para os cargos de Deputado federal e estadual, Senador, e Governador, além de presidente da república. Após escolher os candidatos eleitos e avaliar as suas propostas, como é possível acompanhar o mandato e garantir o cumprimento das campanhas eleitorais de quem você votou?
Desde a apuração
Atualmente, você pode acompanhar os resultados da apuração dos votos através do site Resultados e também no site Divulga.
No site Resultados, por exemplo, você encontra os candidatos que foram eleitos, acompanha o segundo turno, encontra os detalhes da contagem de votos e pode até favoritar o seu candidato para acompanhar a apuração ao vivo. Você também consegue acesso livre ao Boletim de Urna da sua ou de qualquer seção. No momento desta publicação, o site consta apenas com as informações dos votos para Presidente.
Já o site Divulga tem informações mais detalhadas e você pode pesquisar através de filtros, sabendo com exatidão os dados por estado, município, zona eleitoral, a contagem de votos por partido, quantos foram os votos válidos ou anulados e também consegue consultar o boletim de urna. A busca é feita através do menu suspenso no canto superior esquerdo do site. Também está disponível o aplicativo Resultados, tanto para o sistema Android quanto para IOS.
Órgãos fiscalizadores:
Depois de eleito, como acompanhar um candidato?
Vamos tirar como exemplo o cargo de Deputado Federal ou estadual. Acessando o site da câmara, você pode fazer a pesquisa pelo nome do seu seu candidato e ter acesso às informações da vida política deste, suas presenças e faltas, emendas aprovadas, até mesmo aos gastos que este tem mensalmente, além das suas informações de contato.
Já no caso dos Senadores, o Senado Federal oferece em seu portal, na aba “Senadores em exercício”, a relação de todos os senadores eleitos e o registro das suas ações, participações e propostas.
Se identificar alguma irregularidade, você tem o direito de denunciar.
E como denunciar?
Atualmente, você pode contar com o auxílio de órgãos fiscalizadores autorizados. São diversas entidades do Estado, como o Ministério Em caso de irregularidades, é só acessar o site de uma dessas organizações e fazer a sua denúncia, ou procurar a sede desses órgãos para registrar sua queixa.
Veja a lista dos órgãos onde você pode fazer a sua denúncia:
- Ministério Público,
- Congresso Nacional,
- Supremo Tribunal Federal (STF),
- Controladoria-Geral da União (CGU),
- Conselho Nacional de Justiça (CNJ),
- Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Tribunal de Contas da União (TCU),
- Polícia Federal e até as Forças Armadas.
Referências:
Site “Resultados”
Acesso em 11/10/2022
Divulga:
Acesso em 11/10/2022
Site Senado Federal
Acesso em 11/10/2022
Site Camara dos Deputados
Disponível em
Acesso em 11/10/2022
Comments