O que você é quando acredita em suas próprias mentiras ?
O atual presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, discursou na abertura da 76ª Assembleia Geral das Organizações das Nações Unidas (ONU). Em sua fala o presidente distorceu diversos fatos, lembramos que sua campanha e governo são regidos por fake news, que ocorreram durante sua gestão ou estão desenrolando-se.
Foto: DPA VÍA EUROPA PRESS (EUROPA PRESS)
Veja agora as 5 maiores falácias ditas por Bolsonaro em seu discurso e o que realmente está acontecendo :
Que as manifestações realizadas por seu gado no dia 7 de setembro foram “as maiores da história” - A equipe do Politiquei não sabe o que chega ao Whatsapp do presidente, mas nos jornais, televisivos ou online, o número de manifestantes foi inferior às registradas durante o Golpe da ex-presidenta.
Afirmou que não existe corrupção em seu governo - Durante a CPI da COVID-19 foram encontrados indícios de corrupção na negociação de compras de vacinas da empresa Covaxin. O processo de investigação ainda está correndo, mas existem registros de um potencial pagamento adiantado de US $45 milhões.
Se posicionou contra o passaporte da vacina - Alguns países e cidades brasileiras adotaram o denominado passaporte da vacina, que exige a comprovação de vacinação para circulação em espaços sociais ou até mesmo na passagem pela alfândega. O presidente é contra a vacinação obrigatória, e já teve diversas falas anti-vacina, além de não ter se imunizado ainda. Vale lembrar que para vencermos o vírus da COVID-19 é imprescindível a criação de uma imunidade de rebanho, que só é alcançada com 70% da população vacinada.
Citou fatos fora do contexto para insinuar uma preservação da amazônia que não existe em seu governo - Os dados citados por Bolsonaro são reais porém distorcidos, seu governo tem um péssimo plano de preservação ambiental, se preocupando mais em dialogar com os grandes latifundiários do que com cientistas ambientais.
Defendeu o apelidado pela mídia com “ Kit Covid” como tratamento precoce - Estudos científicos provam que o uso dos medicamentos que compõem o Kit Covid é ineficaz. A Organização Mundial da Saúde (OMS) defende que a cloroquina não deve ser usada como método de prevenção e a Associação Médica Brasileira (AMB) argumenta que o medicamento deve ser banido.
Bolsonaro em seu discurso propagou apenas a desinformação, e tentou tratar os líderes mundiais como trata seu eleitorado. Porém o presidente brasileiro se esquece que seu desgoverno é acompanhado de forma enfática por todos ali, seja por horror ou interesses econômicos. Para finalizar sua passagem pela sede da ONU nos E.U.A, o presidente e seus ministros almoçaram na calçada, e fizeram gestos obscenos a manifestantes.
Referências
G1-Brasília. Na ONU, Bolsonaro distorce dados sobre ambiente, economia e defende tratamento ineficaz contra Covid. [S. l.], 21 set. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2021/09/21/bolsonaro-discursa-na-76a-assembleia-geral-da-onu-em-nova-york.ghtml. Acesso em: 28 set. 2021.
G1-Brasília. Compra da Covaxin: quais são as denúncias e como o governo se defende. [S. l.], 24 jun. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2021/06/24/compra-da-covaxin-quais-sao-as-denuncias-e-como-o-governo-se-defende.ghtml. Acesso em: 28 set. 2021.
Comments