O PIX, ou PIX do Banco Central, é uma ferramenta de transferência de valores instantânea. Criado pelo Banco Central com o intuito de reduzir as taxas dos meios de transferências já existentes (TED e DOC). Ele pode ser realizado de conta corrente, conta poupança ou conta pré-paga.
Para utilizar o PIX como método de pagamento é necessário ter um smartphone, com o aplicativo de seu banco ou instituição financeira de preferência instalado, e selecionar o PIX nele. Em tela um leitor de QR Codes será aberto, ao apontar para o código o pagamento será realizado em até 10 segundos.
Para se cadastrar no PIX é preciso cadastrar uma chave. A chave representa o endereço de sua conta no PIX. A chave é baseada em quatro informações de identificação: CPF/CNPJ, endereço de e-mail, número de celular ou chave aleatória. A chave aleatória é uma forma de receber um PIX sem precisar informar dados pessoais
Cada pessoa física pode ter até 5 chaves ligadas a mesma conta, já para empresas é possível ter 20 chaves por conta. A princípio todas as operações são gratuitas para pessoa física e MEI’s, e os bancos estão proibidos de cobrar qualquer tipo de taxas, mas o Banco do Brasil deixou a questão em aberto para o futuro.
O dia D para a implementação oficial do PIX será em 16/11, e estará disponível para todas as pessoas e empresas que possuem contas em umas das 762 instituições financeiras cadastradas.
Vantagens do PIX
O PIX é 24 horas por dia/7 dias por semana
Sem restrições de final e semana ou feriados
O PIX é fácil
Gratuito para pessoa física
Seguro, pois as transações são feitas por QR Codes
As transações ocorrem em menos de 10 segundos
O PIX será gratuito para MEI’s
O PIX está em fase de testes, do dia 03/11 á 15/11 a ferramenta estará restrita apenas a alguns clientes selecionados pelas instituições de financeiras. Para esses dias de testes uma nova gama de regras foi criada. No PIX de forma geral as transações poderão ser feitas das 9h às 22h. Nas quintas-feiras, dias 5 e 12 de novembro das 9h às 24h e nas sextas-feiras dias 6 e 13 de novembro, das 00h às 22h.
Referências
Banco Central do Brasil. Bcb.gov.br. Disponível em: <https: //www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/pix>. Acesso em: 10 Nov. 2020.
UOL. Pix: O que é e como funciona o novo sistema de pagamentos feito pelo BC. Uol.com.br. Disponível em: <https://economia.uol.com.br/guia-de-economia/o-que-e-pix-tudo-sobre-o-novo-sistema-de-pagamentos.htm>. Acesso em: 10 Nov. 2020.
DA REDAÇÃO. Pix: 9 coisas que você tem de saber antes de se cadastrar. ISTOÉ DINHEIRO. Disponível em: <https://www.istoedinheiro.com.br/pix-9-coisas-que-voce-tem-de-saber-antes-de-se-cadastrar/>. Acesso em: 11 Nov. 2020.
Comments